Regulamento

O Summer Cup também é competição. A maior parte das equipas aproveita o Summer Cup para preparar as equipas para a época seguinte inscrevendo as equipas no escalão acima e assim confrontar-se com níveis de jogo mais evoluídos e as regras específicas desses escalões.
Por outro lado, o planeamento da competição prevê a realização do maior número de jogos possível para todas as equipas independentemente da sua classificação.
Normalmente todas as equipas fazem cerca de 9 jogos.
Na primeira e segunda fases da competição os jogos são a 3 sets obrigatórios. O primeiro e segundo sets até aos 25 pontos e o terceiro até aos 15.
Na Fase final (cruzamentos e jogos que definem a classificação final) os jogos são a 5 sets.
No planeamento dos quadros competitivos a organização define quais são as séries pela previsão do nível de jogo das equipas aquando das inscrições no evento. Este procedimento é baseado no ranking dos campeonatos nacionais desse ano e na experiência organizativa.
A chave dos quadros competitivos é exclusiva do Summer Cup e promove o aumento do equilíbrio competitivo à medida que a competição vai avançando.
A arbitragem durante o torneio é realizada por maioritariamente por árbitros oficiais.
A fim de promover uma competição saudável.
Neste sentido todos os treinadores, dirigentes e atletas deverão ter comportamentos de elevado espírito desportivo com estes jovens árbitros que são o verdadeiro motor do torneio e sem os quais seria impossível realizar torneios deste género, com a realização, durante 5 dias, de cerca de 650 jogos em mais de 33 campos em simultâneo

Regulamento Específico
Infantis (U14) e Iniciados (U15)
Competição de Infantis (U14) e de Iniciados (U15)
- Não é obrigatório a troca de jogadores
- É possível realizar seis (6) substituições durante um set
- Não é permitida a utilização do libero
Cadetes (U16) e Juvenis/Juniores (U19)
Competição de Cadetes (U16) e de Juvenis/Juniores (U19)
- É permitida a utilização do libero