Summer Cup regressa em força

Cerca de 170 equipas vão fazer da 21.ª edição do Summer Cup a maior de sempre. Após dois anos de ausência devido à pandemia, o torneio internacional de voleibol regressa entre os dias 7 e 11 de julho.

“Estamos perante um torneio que é dos melhores torneios do mundo”, assegura o coordenador‑geral do Summer Cup, Luís Vidal. Os 2500 praticantes da modalidade que se vão encontrar na região superaram as expectativas da organização. “Apareceu uma pandemia e pensámos que íamos ter problemas em chamar pessoas. Acabou por ser o contrário. As pessoas confiam em nós e gostam de vir ao torneio”, aponta Luís Vidal.

40% das equipas participantes são estrangeiras e têm origem em cinco países diferentes. Espanha, Países Baixos, França, Mónaco e Itália são as nações que se vão fazer representar. Em termos globais, 80% das equipas do Summer Cup são femininas.

O Summer Cup decorre nos concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Góis, Penacova, Penela, Castanheira de Pera e Coimbra. A competição dos escalões de infantis, iniciados, cadetes e juvenis femininos e masculinos disputa-se em quase 40 campos distribuídos por 11 pavilhões.

No entanto, para lá da competição, o Summer Cup alia a vertente desportiva à componente lúdica. Luís Vidal garante que “no Summer Cup pretendemos, para lá da competição, que as equipas conheçam os vários locais onde se disputa a prova”. Para isso, a tarde de sábado vai ser passada nas várias praias fluviais da zona. Além disso, a organização Summer Cup agendou outros momentos de animação. Ao longo dos cinco dias do torneio, as festas prometem ajudar à diversão que o final de época exige.

Em conferência de imprensa realizada na Praia Fluvial da Senhora da Graça, em Serpins, os autarcas da região mostraram satisfação com a presença do torneio nos concelhos que representam. Os dirigentes relembram também a intermunicipalidade que caracteriza a prova.

A vereadora da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Lara Henriques de Almeida, diz mesmo que “o trabalho em rede é fundamental para a promoção do território”. Por sua vez, a vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova, Magda Rodrigues, reconhece que o Summer Cup “deve servir como fator de agregação”.

O vereador da Câmara Municipal da Lousã, João Santos, diz que “é com orgulho que a Lousã vê o crescimento sustentado do Summer Cup”. No seguimento, o vice-presidente da Câmara Municipal de Góis, Nuno Bandeira, relembra que “o Summer Cup é um dos maiores torneios europeus que traz os melhores jogadores da modalidade”. A vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Marilene Rodrigues, acentua a ideia referindo que a prova tem “um especial impacto a nível nacional e internacional”.

Já a presidente da Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho, Helena Correia, dedicou a intervenção à organização e aos voluntários “que dispensaram uma semana em prol dos atletas”. Na edição de 2022, entre árbitros, colaboradores, voluntários, organização e equipas médicas, o Summer Cup vai contar com quase 200 pessoas a contribuir para o desenvolvimento do torneio.

O Summer Cup realizou-se pela última vez em 2019.

Comments are closed.