Informações Úteis

Summer Cup

O Summer Cup, organizado pelo Lousã Volley Clube, é considerado um dos maiores torneios de voleibol do mundo vocacionado para os escalões de formação.

Lançado em 2000, este torneio integra atletas Infantis, Iniciados, Cadetes e Juvenis (masculinos e femininos).

Objetivos

» Promover a prática desportiva e os hábitos de vida saudáveis;

» Manter os atletas das equipas que participam motivados, para que continuem a treinar para além da época regular;

» Permitir aos treinadores testarem soluções técnicas;

» Assinalar o fim da época desportiva, conjugando a vertente competitiva com momentos de lazer, convívio e confraternização entre todos os participantes, através de actividades lúdicas que decorrem nos vários concelhos envolvidos;

» Seguindo uma lógica de cooperação intermunicipal, contribuir para a promoção da região Centro de Portugal, em particular, dos concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Góis e a freguesia de Serpins, que apoiam a iniciativa e onde decorrem os vários jogos.

Um evento de dimensão nacional e internacional

Em 2018, participaram 157 equipas oriundas de seis países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Itália e Angola).

Da nossa parte, continuaremos com a postura de sempre, baseada no aperfeiçoamento permanente das nossas competências organizativas, confiantes no nosso elevado potencial humano e cientes de que há sempre aspectos que podem ser melhorados.

A festa de voleibol no centro de Portugal

Ao longo de cinco dias, os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Góis e Penacova e as freguesias da Lousã e de Serpins vão ser o ponto de referência do voleibol jovem nacional e internacional, envolvendo, de forma direta, a presença de 1 900 pessoas (jogadores, treinadores, voluntários e colaboradores).

Na organização deste evento, é fundamental a colaboração do Desporto Escolar e dos agrupamentos de escolas da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Góis e Penacova, agindo como parceiros imprescindíveis da organização – sem os quais seria impossível realizar um evento com esta dimensão. Existe ainda uma ampla promoção e divulgação junto dos atletas e do público que, em grande número, contribuem para potenciar estes territórios a nível turístico e económico.

Convívio e diversão num ambiente único e memorável

O Summer Cup distingue-se de outros torneio por ser um evento que, como nenhum outro, conjuga a vertente competitiva com momentos de lazer, convívio e confraternização entre todos os participantes.

Mais do que valorizar a competição, a organização promove, incentiva e dinamiza várias actividades e eventos informais que pretendem proporcionar convívio, momentos lúdicos e a descoberta da região Centro a todos os que, durante cinco dias, estão envolvidos no Summer Cup. Entre outros locais, as praias fluviais de Serpins, Senhora da Piedade (Lousã), Vila Nova de Poiares, Góis e Penacova, assim como o complexo de lazer da Quinta da Paiva (Miranda do Corvo), recebem os jovens que participam neste torneio, durante os vários momentos de tempo livre de que dispõem.

O programa social do Summer Cup inclui, ainda, uma receção de boas-vindas (terça-feira), o convívio na Fun Zone (quinta-feira) e a festa de encerramento (sábado), que se realiza no Parque Municipal de Exposições da Lousã.